Não é só você que passa vergonha cantando karaokê bêbado na rodoviária, "gritando" uma canção de pagode/sertanejo em um churrasco ou que usa o shampoo como microfone na hora do banho. Muitos artistas já consagrados - e outros nem tanto - já fizeram covers de músicas famosas buscando realizar uma homenagem, reinterpretar a canção ou porque não tinham talento para compor uma música decente. Chega de conversa e veja (ou melhor, ouça) os covers mais famosos/melhores/os que consegui lembrar. TWIST AND SHOUT
Você aí que sempre diz que sua música preferida dos Beatles é "Twist and Shout" ou que a ouviu pela primeira vez em "Curtindo a Vida Adoidado" em uma das 398 (número aproximado, garanto) vezes em que o filme passou na Sessão da Tarde, prepare-se para sentir o solavanco da realidade: essa canção não foi composta por John, Paul nem tampouco por George (coitado do Ringo). A música original é da banda Top Notes, mas não dá pra discutir que a versão dos Beatles conseguiu criar uma outra música - apesar de ser a mesma música.. enfim..
I WILL SURVIVE
Uma das músicas mais famosas do público LGBT é inegavelmente reconhecida no incrível vocal de Gloria Gaynor. No entanto a canção foi revisitada e reinterpretada pela banda Cake e o resultado foi bem interessante.
I WILL ALWAYS LOVE YOU
Sabe aquela música que você chora toda vez que assiste "O Guarda Costas" e que ficou imortalizada com Whitney Houston? Prepare seus lenços novamente porque "I Always Love You" não pertence a ela! Na verdade a canção é de Dolly Parton e sua voz de taquara rachada.
SOCIEDADE ALTERNATIVA
Em um show realizado em 2013 na cidade de São Paulo, o lendário Bruce Springsteen (que ainda realizaria uma incrível apresentação no Rock in Rio depois depois) prestou uma homenagem ao também lendário Raul Seixas e brindou todos os presentes com uma versão de "Sociedade Alternativa" com sotaque.
TORN
Internacionalmente conhecida na voz de Natalie Imbruglia essa música na verdade é da banda Ednaswap, que foi originalmente cantada pela vocalista Anne Preven. Dizem por aí que esse cover foi o que vez Natalie Imbruglia ficar famosa de verdade, mas é o que dizem...
LIKE A ROLLING STONES
A banda do cara que engravidou a Luciana Gimenez e que dá azar em jogos de futebolThe Rolling Stones regravou a clássica canção de Bob Dylan e surpreendentemente a versão na voz Mick Jaeger ficou tão boa quanto a original. O cover inclusive realiza uma inception com os nomes da música e da própria banda: The Rolling Stones cantando Like A Rolling Stone.
GIMME SHELTER
E quem copia também é copiado. "Gimme Shelter" é uma das composições mais animadas e contagiantes dos Rolling Stones e recebeu uma homenagem de Renato Russo no álbum "Músicas P/ Acampamentos" do Legião Urbana em 1994.
POR ENQUANTO
E quem copia também é copiado²: uma das músicas mais famosas de Cássia Eller na verdade é de composição de Renato Russo. E já que foram raras as vezes em que o Legião Urbana tocou essa música é natural que a canção tenha ficado marcada na figura de Cássia Eller.
BEAT IT
A versão original de Michael Jackson continua irreparável e inalcançável, mas foi interessante ver como a banda Fall Out Boy conseguiu manter o ritmo dinâmico da canção mesmo incluindo pequenas particularidades como arranjos mais acelerados.
VALERIE
Uma das cantoras mais promissoras dos últimos tempos teve a sua carreira encurtada e com um final melancólico devido a sua dependência de substâncias tóxicas. Ainda assim o poderoso timbre vocal de Amy Winehouse sempre foi motivo de admiração e de críticas positivas. A cantora britânica inclusive emprestou a sua voz para uma regravação um pouco mais lenta e melódica de "Valerie", canção originalmente interpretada pela banda The Zutons.
I LOVE ROCK 'N' ROLL
Eu sei, é difícil imaginar outra voz senão a de Joan Jett (en)cantando essa música. No entanto esse hino do rock foi entoado originalmente por Alan Merril, vocalista da banda Arrow. A versão de Jett no entanto é mais marcante pelo seu ritmo intenso e acelerado.
COMO NOSSOS PAIS
A exibição de Elis Regina entoando "Como Nossos Pais" é de arrepiar, sendo considerada uma das melhores apresentações da cantora. É surpreendente descobrir que a música original na verdade pertence ao eterno rapaz latino americano sem dinheiro no banco Belchior, com uma versão menos vibrante do que a interpretada pela mãe da Maria Rita.
KNOCKIN' ON HEAVEN'S DOOR
Outra imortal música de Bob Dylan também sofreu uma reinterpretação artística. O Guns N' Roses revisitou a canção e conseguiu dar uma repaginada no vocal de Axl Rose, que se encaixa perfeitamente nas notas mais agudas da música.
HALLELUJAH
Música triste escolhida em filmes e seriados quando o diretor quer conceder um caráter mais melancólico (The O.C.) ou até mesmo de ironia (Watchmen) a canção é mais conhecida na voz de Jeff Buckley. Porém, no entanto, contudo e todavia originalmente a música é de Leonard Cohen, com um aspecto de timbre mais grave do que o empregado por Buckley.
THE MAN WHO SOLD THE WORLD
O camaleão artístico (musicalmente e visualmente) David Bowie já teve várias de suas músicas reinterpretadas em diversos covers. Uma das versões mais interessantes ficou a cargo de Kurt Cobain no show acústico feito pelo Nirvana em 1993.
BÔNUS:
E claro, fica a homenagem ao Capital Inicial, a maior banda cover do Brasil. Sério, de cada dez músicas cantadas da banda seis são de outros artistas...