SERIADOS PARA FAZER MARATONA (NO CARNAVAL)


Vai ficar preso em casa no carnaval? Bem, seus problemas acabaram nós separamos diversas opções de seriados e documentários para você assistir em maratona, fazendo com que o sofrimento de não aproveitar a folia seja menor. Confira nosso cardápio, escolhe seu(s) preferido(s) e cai na gandaia cinematográfica!

COMÉDIA 

- EPISODES



Uma ótima pedida para quem curte humor do tipo semi-pastelão, alternando temas relevantes com situações bastante pitorescas. No seriado temos Matt LeBlanc interpretando uma versão exagerada e caricata de si mesmo - lembrando muito o antigo (e breve) "O Fantástico Mundo de Gregório" da Multishow . Matt é contratado para estrelar a adaptação de um seriado de sucesso britânico e o seriado gira em torno da relação dele com os roteiristas. "Episodes" é uma grata surpresa pelo humor divertido e pela metalinguagem que apresenta ao mostrar os bastidores das gravações de seriados, encontrando espaço para críticas ao modelo pasteurizado que as emissoras insistem em usar. Além disso é possível matar as saudades de "Friends" através das inúmeras referências e de mini participações do antigo elenco.

Temporadas: 4
Episódios: 34
Duração: 30 minutos



ARRESTED DEVELOPMENT









Se você curte seriados como "The Office" e "Parks and Recreation" é imprescindível que você assista Arrested Development. A trama da série gira em torno dos Bluth, a família protagonista que apresenta personagens únicos com traços geniais de personalidade e constante flerte com o nonsense. Uma das melhores séries para fazer maratona por conta dos episódios curtos e da diversão que eles apresentam, fazendo com que o espectador deseje continuar acompanhando as maluquices - e delitos - da família para descobrir se existe algum limite moral para os Bluth. Destaque para as recorrentes piadas internas e para os personagens Gob (Will Arnett), Tobias (David Cross) e George-Michael (Michael Cera). Aliás, não se assuste ao se deparar com um Michael Cera juvenil pois o seriado teve início em 2003 e foi encerrado em 2005, até a Netflix produzir mais uma temporada em 2013.

Temporadas: 4
Episódios: 68
Duração: 22 minutos



UNBREAKABLE KIMMY SCHMIDT





Conhecendo o talento de Tina Fey seria leviano candidata não dar atenção ao seriado que ela roteiriza. Com humor carregado no aspecto nonsense, "Unbreakable Kimmy Schmidt" parte de uma premissa absurda (confinamento por conta de um culto apocalíptico) para tentar justificar a ingenuidade e deslumbramento de Kimmy frente à situações do cotidiano que são péssimas. Mas convenhamos, para quem ficou anos presa achando que o mundo tinha acabado qualquer infortúnio do dia a dia parece algo bom. A simplicidade de Kimmy chega a ser infantil e Ellie Kemper, que você pode (deve) conhecer por "The Office" consegue encarnar muito a personalidade da personagem. Destaque também para o elenco secundário formado por Titus Burgess e Jane Krakowski, além da ótima participação especial de Jon Hamm.

Temporadas: 1
Episódios: 13
Duração: 30 minutos



BROOKLYN NINE NINE


Apesar de não parecer devido a imagem acima o seriado mostra o cotidiano de uma delegacia e Nova York. O humor é bastante pastelão mas consegue encaixar situações engraçadas dentro do contexto policial. E assim como na maioria dos seriados de comédia o ponto forte de "Brooklyn Nine Nine" é a interação entre os personagens, que também conseguem ter personalidades completamente distintas entre si. Apesar de todos terem seu espaço o protagonismo é claramente de Andy Samberg que consegue ter química com todo o elenco. E se você sente falta de "Todo Mundo Odeia o Chris" terá a chance de ver novamente o pai do Chris Terry Crews atuando. 

Temporadas: 3
Episódios: 58
Duração: 22 minutos



DRAMA

- BAND OF BROTHERS



Provavelmente a melhor obra sobre a Segunda Guerra Mundial que você terá o prazer de assistir. Apesar de todo o contexto bélico ser o ponto que permeia toda a trama é inegável que a série se baseia mais nos personagens apresentados e nas suas reações frente às dificuldades que enfrentam. A trama acompanha a esquadrão de paraquedistas Easy Company e a preparação pré-Dia D até o final da guerra. É impossível não sentir empatia por todos os soldados e suas histórias particulares, que são ainda mais realçados através dos depoimentos de cada um dos sobreviventes no final dos episódios. O curioso é notar os nomes dos veteranos idosos e tentar imaginá-los com a personalidade apresentada no seriado. "Band of Brothers" tem produção de Steven Spielberg e Tom Hanks e se você é fã de obras sobre a Segunda Guerra Mundial você tem a obrigação de assistir.

Temporadas: 1
Episódios: 10
Duração: 1 hora


TRUE DETECTIVE





Um dos melhores seriados dos últimos anos sem dúvidas - ao menos na sua primeira temporada. A trama acompanha os detetives Rust Cohle (Matthew McConaughey) e Marty Hart (Woody Harrelson) em busca de solucionar o caso de um serial killer que utiliza métodos macabros e satânicos em seus assassinatos. O seriado é primoroso em diversos aspectos, como a composição dos personagens e os constantes conflitos entre eles, os aspectos filosóficos apontados por Rust, os diálogos e relações com elenco secundário. Mas principalmente pela sensacional narrativa que mescla passado (com ambos trabalhando juntos) e presente, onde eles são interrogados pelos detetives que atualmente atuam em um caso semelhante ao que eles se depararam anos atrás. Fora isso a fotografia do seriado é espetacular e contribui bastante para o aspecto cru e pesado da história. 

Temporadas: 1
Episódios: 8
Duração: 55 minutos



FANTASIA

- GAME OF THRONES

O seriado mais famoso atualmente, "Game of Thrones" é uma ótica dica para quem curte conteúdo fantasia, medieval e até político, conseguindo englobar fãs de "O Senhor dos Anéis" e de "House of Cards". Assistir GoT em maratona é até melhor pois desse jeito a chance de você esquecer o nome dos personagens, das casas e das famílias é menor. Fora que é o melhor jeito de se preparar para a nova temporada que estreia em abril e para o próximo livro que será lançado quando George R.R. Martin quiser algum dia. Com "Game of Thrones" você aprenderá a odiar um certo rei, que a Idade Média não era nenhum pouco graciosa, que qualquer personagem (QUALQUER UM MESMO) pode morrer e passará a torcer para que Daenerys viaje logo para Westeros. VAI LOGO MINHA, FILHA, TÁ ESPERANDO O QUE?!

Temporadas: 5
Episódios: 50
Duração: 56 minutos



SENSE8

Pare tudo o que você estiver fazendo e vá assistir Sense8. Se já tiver assistido, parabéns e vá assistir novamente. Criação dos irmãos Wachowski (Matrix) o seriado é perfeito para assistir diversas vezes, tanto para entender o aspecto que envolve a trama, como para captar todos os detalhes que podem passar despercebidos na primeira vez. O seriado mostra oito pessoas ao redor do mundo que passam a partilhar sentimentos, sensações e sentidos, o que gera cenas ricas de interação e de ações inesperadas. Se você quiser conhecer um pouco mais de Sense8 (além de assistir a série, é claro) leia nossa análise sobre o seriado.

Temporadas: 1
Episódios: 12
Duração: 1 hora


THE LAST AIRBENDER / THE LEGEND OF KORRA






A única animação da nossa lista possui todos os méritos para ser assistida e maratonada. As duas séries são interligadas entre si pois a personagem de "A Lenda de Korra" é a reencarnação do protagonista de "O Último Dobrador de Ar". Na história original conhecemos o avatar Aang, capaz de controlar os quatro elementos (fogo, água, terra, ar) e a única esperança para deter o domínio militar da Nação do Fogo. Já na sequência a avatar Korra é obrigada a enfrentar diversos inimigos, que vão desde entidades espirituais até ditadores e anarquistas. Se por um lado a trama de Korra apresenta contexto mais relevante, com Aang somos apresentados a personagens secundários sensacionais, como Zuko, Sokka e Toph. Se quiser conhecer um pouco mais sobre o universo avatar confira nosso texto sobre a animação.

Temporadas: 3 & 4
Episódios: 61 & 52
Duração: 23 minutos



TERROR

- PENNY DREADFUL


Se um bom filme de terror é artigo cada vez mais raro, um seriado que aborde o tema também é difícil de encontrar. Porém em "Penny Dreadful" encontramos todos os elementos para uma boa trama de terror: bons atores, trama macabra e envolvente, mistérios, ambientação vitoriana e referências a diversos personagens literários famosos mundialmente. O grande destaque do seriado é a interpretação de Eva Green, que interpreta a sensitiva e atormentada Vanessa Ives, em uma atuação esplendorosa - e algumas vezes até assustadora. Com diferentes motivações a trama acaba girando em torno de diversas criaturas, desde vampiros e lobisomens construídos do modo correto (xô, Crepúsculo) até bruxas satânicas. Uma pedida ideal para quem é fã do gênero de terror e nós inclusive já tínhamos indicado esse seriado antes bem aqui. Nós já falamos um pouco sobre a relevância e qualidade de Penny Dreadful.

Temporadas: 2
Episódios: 18
Duração: 1 hora



SUPER HERÓI

- DEMOLIDOR / JESSICA JONES





Apesar de serem ambientadas no mesmo cenário da Hell's Kitchen de Nova York e serem parte do MCU (Marvel Cinematic Universe) os dois personagens não interagem entre si, apesar de compartilharem referências e até mesmo parte do elenco secundário. Enquanto Demolidor é a redenção do filme de 2003 com Ben Affleck, mostrando a evolução de Matt Murdock de advogado que defende inocentes de dia até um vigilante que investiga e enfrenta contra criminosos à noite, Jessica Jones mostra a personagem-título lutando contra traumas particulares e tentando ganhar a vida como detetive particular. Porém o aspecto super-heroizístico que os une são as habilidades que possuem: enquanto Matt é cego e possui um radar que permite que ele localize seus adversários e que o concede super audição (a ponto de ouvir batimentos cardíacos), Jessica é dotada com super força, super pulo e super ressaca alcoólica. Os dois seriados apresentam características próprias e os dois personagens irão unir forças no vindouro seriado Defensores, cuja equipe ainda contará com Luke Cage e Punho de Ferro. Também já falamos sobre Jessica Jones na nossa crítica sobre o seriado.

Temporadas: 1
Episódios: 13
Duração: 1 hora



DOCUMENTÁRIOS


- BACK IN TIME

O documentário de 2015 mostra os bastidores e histórias sobre as gravações da trilogia "De Volta Para o Futuro". Durante o longa é mostrado como o filme foi realizado e as dificuldades de horários para contar com Michael J. Fox na produção. Além das clássicas entrevistas com todo o elenco, ainda é possível acompanhar a trajetória de fãs que possuem forte ligação com o filme na sua vida pessoal. Ótima pedida para matar a saudade do universo "De Volta Para o Futuro".

Duração: 1h35



SUPER SIZE ME

Gravado em 2003 o documentário funciona como uma grande crítica às redes de fast food e o efeito negativo que ela causa na saúde dos seus consumidores. No longa o cineasta independente Morgan Spurlock passa um mês inteiro se alimentando somente de produtos do McDonalds, tendo sua dieta totalmente voltada para os sanduíches e derivados da empresa. Além de criticar os danos físicos, a empreitada de Spurlock também evidencia prejuízos psicológicos que o alto consumo de fast food pode causar, mostrando a questão da influência que essa espécie de alimentação pode causar.

Duração: 1h40



CHILD OF RAGE

A partir deste longa de 1992 conhecemos a história de Beth Thomas, que após sofrer abusos físicos e sexuais de seu pai biológico desenvolveu comportamento altamente sexualizado e agressivo. No documentário vemos como a jovem demonstra o desejo de assassinar seu irmão caçula e seus pais adotivos, demonstrando falta de remorso e até de compreensão do que os seus atos implicam. É possível perceber como um trauma pode influenciar toda a personalidade de uma pessoa e a necessidade de enxergar a complexidade da situação que transforma vítima em agressor. 

Duração: 1h34



INDIE GAME - THE MOVIE

"Indie Game" mostra o processo de criação, desenvolvimento e tentativa de venda de jogos eletrônicos independentes, idealizados por jovens sem o apoio e infraestrutura de uma grande empresa de games. No documentário acompanhamos a saga de Phil Fish com seu "Fez", Edmund McMillen e Tommy Refenes com "Super Meat Boy" e Jonathan Blow com "Braid", que deixam claro a dificuldade e estresse que o desenvolvimento independente como causar. Por outro lado também também mostram o prazer que a conclusão do projeto e aceitação do público causam no desenvolvedor.

Duração: 1h43



THE UNBELIEVERS




O documentário acompanha a rotina dos cientistas Richard Dawkins e Lawrence Krauss e sua peregrinação em propagar a importância da ciência e da razão. Naturalmente os conceitos difundidos por ambos entram em conflito com as religiões, principalmente a cristã, o que gera diversos debates e discussões acerca da (in)existência divina. O longa ainda conta com participações especiais de diversos artistas e personalides descrentes, como Cameron Diaz, Stephen Hawking, Rick Gervais, Woody Allen e Ayaan Hirsi Ali, entre outros.

 Duração: 1h17