MELHORES CENAS DE IMPROVISO DO CINEMA



Sabia que às vezes aquele diálogo que você achou incrível em um filme nem estava no roteiro original? O improviso em cena é usado por atores e atrizes por pedido do diretor, por inspiração do elenco ou por conta do "método" de atuação do teatro.

Confira o nosso top 15 de melhores cenas improvisadas da história do cinema.


TUBARÃO



Nossa lista começa justamente com Tubarão, o primeiro blockbuster da história do cinema, que foi o primeiro filme a superar a marca de US$ 100 milhões de doletas nas bilheterias - número que ainda chegaria a 460 milhões de verdinhas no mundo todo. A cena em questão acontece quando o tubarão surpreende o delegado Brody  (Roy Schneider), fazendo com que ele dê um conselho ao capitão do barco.




UMA LINDA MULHER



Na cena em que o personagem de Richard Gere presenteia Julia Roberts com um colar dentro de uma caixa ela olha com curiosidade e toca a joia. Nesse momento Richard Gere fecha a tampa da caixa com um movimento rápido, assustando Julia Roberts e a fazendo rir. O diretor Garry Marshall se encantou tanto com a reação genuína e o sorriso da atriz que manteve a cena no filme.




HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA



No segundo filme da franquia há um pequeno momento de improviso do jovem Daniel Radcliffe, que na época ainda tinha seus primaveris 12 anos. Na sequência em que Lucio Malfoy (Jason Isaacs) se dirige a Harry e afirma "Vamos esperar que o sr. Potter esteja sempre por perto para salvar o dia", Radcliffe responde "Não se preocupe, eu estarei". Logo em seguida é possível ver o sorriso de Richard Harris, que interpretou Dumbledore nos primeiros filmes. Seria o sorriso do veterano uma reação honesta ao ver um ator tão jovem já improvisando em cena?





LARANJA MECÂNICA



Uma das cenas mais pesadas do filme de Stanley Kubrick teve uma ajuda do ator Malcom McDowell para ser realizada. Como Kubrick não ficava satisfeito com nenhum take da cena da invasão de uma casa pela gangue, Malcom resolveu em um determinado trecho da filmagem dançar e cantarolar Singing in the Rain, versão que foi incluída no filme. Cabe dizer que Gene kelly, compositor e cantor da música afirmou ter ficado desapontado em ter sua música associada a uma cena de estupro. Inclusive, a atriz original dessa cena pediu para sair do filme por conta do contexto pesado e a atriz que a substituiu, Adrienne Corri, reclamou diversas vezes com Kubrick por ele refilmar tantas vezes uma cena tão complicada e desagradável.




O PODEROSO CHEFÃO



A cena improvisada no filme ocorre quando mafioso Peter Clemenza (Richard Castellano) leva Paulie Gatto (Johnny Martino) para ser assassinado. Após o capanga de Clemenza atirar em Paulie dentro de um carro o mafioso italiano diz "deixe a arma, pegue o cannoli". No roteiro original constava apenas o trecho "deixe a arma", mas Castellano resolveu fazer uma brincadeira com uma cena anterior onde a esposa de seu personagem pedia cannoli para o jantar, acrescentando um toque de humor à cena.




BLADE RUNNER



Um dos melhores filmes de ficção científica também está na nossa galeria. No filme futurista do diretor Ridley Scott - do tempo em que ele fazia bons filmes - temos a cena onde o replicante Roy Batty (Rutger Hauer) faz um monólogo durante o embate com Rick Deckard (Harrison Ford). Debaixo de chuva o ator cria uma fala mostrando a dor do personagem com sua iminente morte, afirmando que após morrer todas as coisas que ele já viu e pensou serão perdidas como lágrimas na chuva. O curioso é a expressão de Harrison Ford, nos deixando a dúvida se também é interpretação improvisada ou surpresa com o monólogo inesperado de Rutger Hauer.




OS SUSPEITOS



Em um dos primeiros sucessos do diretor Bryan Singer o ator Sthepen Baldwin decidiu incrementar um pouco mais de fala durante a cena do reconhecimento dos suspeitos. O improviso arrancou risadas dos outros atores que não conseguira disfarçar e inclusive de Benicio del Toro, que era o próximo ator na continuação da cena, o que o forçou a improvisar um pouco também. Apesar disso tudo, Bryan Singer achou a cena tão orgânica que decidiu deixar essa versão no filme.




WARRIORS - OS SELVAGENS DA NOITE



O roteiro de David Shaber e Walter Hill indicava que Luther (David Patrick Kelly) líder da gangue Rogues deveria dirigir até a gangue rival, os Warriors, e começar uma provocação. Com essa liberdade o ator David Patrick Kelly se baseou em um antigo vizinho de infância para compor uma pequena música de provocação.




O SENHOR DOS ANÉIS - AS DUAS TORRES



Em alguns casos o improviso não estava programado pelo que ator que os criou. Esse é o caso do ator Viggo Mortssen na trilogia do Senhor dos Anéis. Durante uma cena na qual seu personagem Aragorn acredita que os hobbits estão mortos ele chuta com força um capacete e urra de raiva. Essa cena foi refilmada várias vezes e em um dos takes - acredito que o último -  ao chutar o capacete o ator quebrou dois dedos do pé. Ou seja, aquele grito de raiva e ele se ajoelhando logo em seguida não é atuação, é dor!




CÃES DE ALUGUEL



Em um dos melhores filmes do Tarantas, temos um momento de improviso bem no meio de uma das cenas mais violentas da trama. Na cena em questão o personagem Mr. Blonde/Vic Veja (Michael Madsen) está torturando um policial enquanto dança ao som de Stuck in the Middle With You. Ao se aproximar do policial ele corta a sua orelha com uma faca e então, com a orelha decepada na mão ele a leva até a boca e diz "hei, o que está acontecendo? Ouviu isso?". No roteiro de Tarantino não havia nenhuma fala para Madsen mas o ator decidiu fazer um pequeno e hilário improviso.






O ILUMINADO



A atuação de Jack Nicholson no longa impressiona, ainda mais quando descobrimos que a fala mais icônica do filme foi um improviso do ator. Na cena em que seu personagem usa um machado para a furar a porta do banheiro onde sua esposa e filho estão se escondendo, ele coloca o rosto no buraco formado e solta o famoso "Aqui está o Johnny!". Essa frase não constava no roteiro de Kubrick mas foi criada na hora por Nicholson em referência a um antigo programa chamado Tonight Show, onde essa era frase usada para apresentar Johnny Carson ao público.




DJANGO LIVRE



O (ainda) não oscarizado Leonardo DiCaprio realizou um improviso meio que sem intenção em Django Livre. Durante a cena do jantar promovido por Calvin Candie (DiCaprio), o personagem se enfurece e soca a mesa, acertando pratos e copos. O murro, no entanto, cortou a mão de DiCaprio, que começa a sangrar visivelmente. No entanto DiCaprio continua com a cena em uma atuação de louvor. E sobra até para Kerry Washingont, que tem o rosto lambuzado do sangue quando DiCaprio esfrega a mão no rosto dela.




VIRGEM DE 40 ANOS



Inaugurando o pódio temos um combo em Virgem de 40 anos. Neste filme temos duas cenas memoráveis de improviso. A primeira é com o protagonista Steven Carrel, durante a sessão de depilagem que foi realizada de verdade e o ator teve vários pedaços aleatórios do peito depilados com cera quente. Todos os xingamentos são reações autênticas de Carrel. 


Já a segunda cena mostra uma simples interação entre os personagens Cal (Seth Rogen) e David (Paul Rudd) que começam a trocar ofensas, justificando os motivos pelos quais o outro é gay. Cada uma das maluquices ditas pelos personagens foram criadas na hora pelos atores.




STAR WARS: O IMPÉRIO CONTRA ATACA / INDIANA JONES E OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA



Na vice colocação temos um combo do ator Harrison Ford que acumula franquias na carreira. Em Star Wars o seu personagem Han Solo é levado para a câmara de congelamento e tem um momento romântico com a Princesa Leia. Logo em seguida Leia se declara para Han dizendo "eu te amo" e o roteiro indicava que o mercenário devia responder o mesmo para ela. No entanto a cena não agradava o diretor George Lucas e foi repetida diversas vezes. Então Harrison Ford perguntou se podia modificar a fala na cena, afirmando "eu sei" após a declaração de Leia. Além de contribuir para a cena o improviso também constrói a característica de canalha e mulherengo do personagem.


E a segunda cena de Harrison Ford ocorreu durante as gravações de Indiana Jones. Enquanto buscava resgatar Marion (Karen Allen), Indiana é interrompido por um espadachim que começa a fazer marabalismo com sua espada gigante e o confrontando para um duelo. No roteiro a cena incluía uma grande luta entre espada e o chicote de Indiana, inclusive o ator que interpretava o espadachim treinou os movimentos durante semanas. Mas Harrison Ford tinha outros planos e decidiu apenas sacar o revólver e atirar no rival. A cena é uma das mais divertidas da franquia Indiana Jones e ocorreu porque Harrison tinha sofrido uma intoxicação alimentar e não teria condições para realizar a cena de luta. Outra versão diz que o ator estava apenas de ressaca e sem paciência para a cena, o que convenhamos, não seria surpresa.




O CAVALEIRO DAS TREVAS



E na colocação mais honrada da lista temos o Coringa de Heath Ledger, que emplacou duas cenas de improviso nas gravações de O Cavaleiro das Trevas. A primeira é a cena do aplauso, que ocorre após o prefeito de Gotham surgir na delegacia e promover Gordon (Gary Oldman) ao cargo de Comissário. Todos os policiais começam a aplaudir e, totalmente fora do roteiro, Ledger começa a aplaudir também. Um simples gesto que mostra toda a insanidade e deboche do personagem.



E por fim a segunda cena mostra que Ledger era um ator arriscado. Na sequência da explosão do hospital o ator deveria caminhar pela rua e entrar no ônibus escolar após um momento de pausa. O ônibus deveria partir somente após a explosão. Mas Heath Ledger parou de andar durante a pausa e começou a mexer várias vezes no botão do detonador, como se ele estivesse emperrado. Após a explosão, o personagem se assusta e entra no ônibus que logo vai embora, criando uma cena de humor negro e dando trejeitos fiéis ao Coringa.