POR QUE AINDA ASSISTO SUPERNATURAL?





Supernatural - como o próprio nome já diz - é um seriado que aborda seres sobrenaturais (obrigado, capitão óbvio) em um universo onde existem caçadores destas criaturas e a trama é focada nos irmãos Dean e Sam Winchester. Há quem deteste o seriado por achá-lo meio bobo, há quem goste por conta das inserções e referências mitológicas mescladas com alívios cômicos e há quem ache que o seriado deveria ter terminado na 5ª temporada.

É aquela longa história: o seriado foi idealizado pelo criador Erick Kripke para durar cinco temporadas com uma trama sendo desenvolvida a longo prazo e com os episódios dos "monstros da semana" intercalando com a história de fundo - ou apenas para esticar a temporada, porque 20 episódios por temporada é complicado. No entanto o que era para ser o final definitivo da história se tornou um gancho para outra temporada em consequência de audiência crescente e da fidelidade do fandom. E isso se tornou uma bola de neve, pois a cada temporada surge uma ameaça maior e mais perigosa do que anterior, o que causa superficialidade uma vez que a trama da 5ª temporada era o apocalipse cristão. Difícil superar.


Ainda mais porque a premissa do apocalipse é familiar e  conhecida por todos enquanto que as novas ameaças precisam ser introduzidas, explicadas e se tornam genéricas. E após deterem o apocalipse na 5ª temporada os irmãos já SPOILER ALERT enfrentaram criaturas do purgatório, viram Castiel manifestar complexo de Deus, lidaram com pessoas desalmadas (literalmente), encararam a "mãe" de todos os monstros, depois o escriba de Deus, algo sobre tábuas para fechar os portões do céu e do inferno (algo assim, não me lembro direito), guerra civil entre anjos, depois surgiu uma dos cavaleiros de Lúcifer, depois Caim, então a marca de Caim e sua lâmina, agora a Escuridão que é a "irmã de Deus". Ufa.

Ou seja , dá pra ver que o seriado vai caindo ladeira abaixo, conseguindo se manter apenas com bons momentos de humor entre os irmãos, as pequenas referências à cultura pop, ou seja, mais do mesmo. O bastante para manter o público. Ao longo dessa vasta caminhada o seriado consegue alguns sopros de originalidade com os episódios de metalinguagem e algumas inovações de direção em termos de narrativa. Esses recursos surgem como necessidade para quebrar um pouco a mesmice e a fórmula já esgotada que o seriado apresenta. Agora caminhamos para a metade final da 11ª temporada, tornando-o o seriado mais longo da CW, já tendo sido renovada para sua 12ª (porra). Ou seja, ainda não será dessa vez que teremos o final de Supernatural com seis anos de atraso.


Ah, e por que eu continuo assistindo Supernatural? Eu sou um verme curioso, por isso.