EFEITO DBZ EM NARUTO





A pior coisa em Naruto - depois dos fillers - é a tendência que o criador Kishimoto acabou desenvolvendo em dragonballziar a história dos ninjas. Se nos primeiros arcos a narrativa tinha como principal foco a estratégia em batalha, a mania de grandeza de Kishimoto em tornar a história épica acabou banalizando o conceito inicial que ele mesmo havia introduzido. 

As batalhas eram sempre repletas de estratégias, armadilhas e trabalho em equipe e dessa forma demonstravam uma vasta gama de modos de luta e criatividade na construção dos desafios. Além disso esse processo ainda indicava um conceito muito interessante, exemplificando vária situações em que adversários mais fracos poderiam derrotar oponentes mais fortes caso tivessem boas estratégias ou métodos de luta. 

No entanto, a narrativa começou a transitar para duelos entre titãs utilizando somente força bruta, chakras ilimitados (alô, Kakashi) e poderes místicos (abraço, Madara). Talvez o cenário de transição tenha sido a invasão de Nagato/Pain em Konoha, onde pudemos ver paralelamente as habilidades surreais do Rinnegan e a estratégia de luta bem montada por Naruto. 



A necessidade de criar antagonistas super poderosos como Madara, a Juubi e Kaguya, aliado ao desafio de "fim de mundo" que foi estabelecido tiraram a essência do que era a história, transformando Naruto cada vez mais em Dragon Ball com dezenas de recursos ex machina (esferas do dragão, Rikudou Sennin), e o resgate de personagens mortos para criar super batalhas. 

Se por um lado a mitologia estabelecida por Kishimoto é interessante (apesar de ter sido introduzida com muita rapidez), a aplicação delas no desenrolar da história não é satisfatória. Teria sido muito mais interessante se as ações da Akatsuki perdurassem por mais tempo e tivessem reverberado de forma mais intensa pelas outras vilas do universo de Naruto. Se a batalha principal fosse contra a Akatsuki para recuperar as bijuus ao invés de enfrentar uma vilã jogada aos 47 minutos do segundo tempo com objetivos confusos e em cenários mal explicados teria sido melhor. Mas ao menos as aberturas sempre foram ótimas (a maioria).